Rede Telecentro

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Distribuição Tucunaré
«voltar

O sistema

O Tucunaré é o resultado do esforço colaborativo de milhares de pessoas espalhadas pelo mundo e que podemos agrupar debaixo do que chamamos Comunidade Software Livre. Técnicamente falando, podemos dizer que os desenvolvedores da comunidade possuem um papel importante nesse trabalho mas existem colaboradores de toda espécie envolvidos. Todas essas pessoas são fundamentais para que hoje pudéssemos ter essa solução, baseada em softwares livres, e destinada a suportar o funcionamento de uma rede de computadores conectada à Internet e com um conjunto de ferramentas bastante úteis para as necessidades a que se destinam.

Inclusão digital

O desenvolvimento dessa solução está relacionado ao Programa de Inclusão Digital do Banco do Brasil iniciado no segundo semestre de 2003. Nesse momento, organizações e comunidades começaram a receber doações de computadores usados pelo BB. Era necessário encontrar uma solução que fosse adequada às condições econômicas das comunidades, a maioria delas sem condições de pagar por licenças de programas de computadores, como também às condições das máquinas doadas, com configuração de hardware que não suportam instalações de softwares mais atualizados.

O que fazer ? Como fazer para que os micros funcionassem em rede sem ter que lançar mão de softwares piratas?

Software livre

A partir da experiência dos telecentros comunitários na cidade de São Paulo que estavam utilizando uma solução de nome "Sacix", baseado no Debian GNU/Linux, o Banco do Brasil com a parceria da ANCA - Associação Nacional de Cooperação Agrícola, que iniciava a instalação de telecentros comunitários em assentamentos rurais, customizou uma primeira solução a partir da realidade encontrada tanto em telecentros da ANCA quanto nas comunidades parceiras do BB.

A experiência adquirida com as dificuldades encontradas por ocasião das primeiras instalações serviu de combustível para a evolução do conjunto de softwares hoje existentes na solução. O nome SuíteTelecentro foi lançado em março de 2006 pelo BB na parceria existente, à época, com a OTUN - Open Technology Users Network. A Suíte está em constante aperfeiçoamento mas hoje já é possível que pessoas com conhecimentos básicos em informática possam realizar a sua instalação.

Índice